Contratação de profissionais na construção de imóveis exige atenção

A escolha certa da mão de obra é fundamental para a segurança e boa execução dos trabalhos.
Os arquitetos são responsáveis pelo projeto que se adapta ao sonho do cliente. Engenheiros atuam em várias especialidades, tais como elétrica, hidráulica e mecânica.
A presença de profissional habilitado garante a segurança do empreendimento desde a terraplanagem até o termino total da casa. O profissional tem que saber ler os projetos estruturais, hidráulicos e elétricos. É preciso fazer medições, ver se a obra está no esquadro e nivelada, conhecer os tipos de materiais de construção e conferir todo o processo da obra. O cliente terá de procurar um arquiteto que faz o desenho ou planta da casa. É ele que trata dos tramites legais na prefeitura para a construção da casa, como o coeficiente de aproveitamento do terreno, a taxa de ocupação do lote e a adequação à Lei de Zoneamento da região.
É feito um estudo topográfico do terreno para saber as curvas de nível, do pôr do sol, hábitos do cliente e principalmente, saber o que ele deseja. É importante que haja empatia entre o cliente e o arquiteto.
É sempre importante ter um profissional que fiscalize a obra do começo ao fim.

A função de cada um numa obra

Arquitetos – Fazem projetos de arquitetura, organizam as informações e coordenam o andamento de uma obra.

Engenheiros Civis de Estrutura ou Calculistas – São os profissionais que projetam a estrutura que garante a estabilidade e a resistência da construção.

Engenheiros Eletricistas – Projetam as instalações elétricas, de telefone, de tv a cabo, sistema de som, de informática e pára-raios para qualquer tipo de construção.

Mestre de obras – Profissional que existe em obras maiores, geralmente com muita experiência, e que orienta os outros operários.

Carpinteiro – É o responsável pelos serviços de madeira na obra como formas para estrutura de concreto, escoramento de lajes, telhado, colocação de portas e janelas, pisos de assoalho ou tacos, guarda corpos e escadas.

Encanador – É o responsável pelas instalações hidráulicas de acordo com os projetos. É ele quem coloca os tubos e registros nas paredes até a colocação das peças sanitárias, torneiras, etc.

Pedreiro – Profissional experiente que executa os trabalhos de alvenaria, concreto, revestimento de pisos, paredes, tetos e outros serviços afins.

Engenheiros Mecânicos – projetam os sistemas de ar-condicionados, ventilação, conforto térmico, elevadores, escadas rolantes ou outros que utilizar máquinas.

Empreiteiro de obras – São responsáveis pela mão de obra necessárias, seja ela própria ou de sub-empreiteiros contratados, que realizará os serviços sob a sua orientação e controle.

Engenheiro Hidro-sanitários – São responsáveis pelo projeto de instalações hidráulicas como sistemas de água fria e quente, de gás, de captação e despejo de água das chuvas (pluviais), de esgoto, de água servidas de proteção contra incêndio.

Eletricista – É o responsável pela execução das instalações elétricas. Seu trabalho se inicia com a colocação dos tubos e caixas na parede e vai da ligação dos fios e circuitos, montagem dos quadros até os testes de funcionamento da instalação

 Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.