Quando a memória desaparece – Mal de Alzheimer

Sobrevivência requer atenção em todos os estágios da doença.

Diagnóstico – Quando existem problemas de demência, após eliminar a possibilidade de problema de tireóide, derrame e depressão, pode-se suspeitar da doença de Alzheimer. A avaliação normalmente inclui testes de memória, exames de sangue e tomografia do cérebro. Deve-se consultar um médico.

Prevenção – Normalmente, os primeiros sintomas visíveis surgem a partir dos 75 anos, mas existem relatos de pacientes que apresentam a doença aos 35 anos. Há fatores de risco associados ao mal de Alzheimer inevitáveis, como idade, sexo feminino e presença de egene ApoE4. Outros fatores como colesterol alto, hiperhomocisteína , diabete, lesões na cabeça, estresse psicológico, hipertenção e tabagismo podem ser controlados. Também é preciso manter o cérebro ativo em atividades como leitura e trabalhos que exijam atenção e concentração, realizar atividades físicas e de lazer e manter uma dieta com alta concentração de antioxidantes.

Sintomas – Aparecem lentamente. O período médio entre o primeiro e o último estágio dura cerca de nove anos. Esse período pode, entre tanto, variar muito.
No estágio inicial, a pessoa parece confusa, esquece palavras e deixa pensamentos inacabados. Freqüentemente não se lembra de fatos e conversas recentes, mas pode lembrar claramente de acontecimentos do passado.
No estágio intermediário, o doente precisa de ajuda para executar tarefas rotineiras.

Tratamento – Buscar dar conforto à pessoa doente e ajudar quem convive com ela a lidar com os sintomas. Em alguns casos, o médico pode receitar medicamentos que ajudam a melhorar a memória, a agitação e a depressão. Visitas regulares ao médico ajudarão a monitorar as condições do doente e planejar como ajuda-lo.

Dicas para quem convive com o portador de Alzheimer:

Organize a casa para torna-la segura.

Impeça o doente de dirigir.

Controle as perambulações.

Planeje atividades simples e que envolvam exercícios físicos.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.