Cuidados com saúde e segurança

Procure tirar um cochilo algumas horas antes de ir trabalhar à noite e acordar pouco antes da hora de sair. Se seu trabalho permitir uma interrupção de 20 minutos, um cochilo no meio da madrugada ajuda a diminuir a sonolência noturna.

* Busque ter uma alimentação equilibrada (comer alimentos ricos em fibras vegetais, arroz integral, muitas frutas, pouca gordura na comida) para compensar os horários não convencionais de alimentação.

* Faça exercícios físicos regulares, evite o fumo e o álcool e tente manter o peso.

* Durma em ambiente tranqüilo, completamente escurecido, e vá dormir após refeição leve. É mais fácil, após uma noite de trabalho, ir dormir no final da manhã, pois a temperatura central do corpo cai um pouquinho nesse horário do dia.

* Durante a noite, deve-se co-mer o menos possível e evitar gorduras, refrigerantes, café, chá preto ou mate, tanto no trabalho noturno como antes de ir dormir.

* A família deve ajudar a quem trabalha à noite, permitindo que a pessoa possa descansar, e não ficar cuidando da casa quando retorna do trabalho.

* Quem tem problemas de saúde, como distúrbios gastrointestinais crônicos, insônia, doença do cólon irritável, diabetes e epilepsia, não deve trabalhar à noite, pois esses problemas tendem a piorar.

* Ao ir ao trabalho, ou voltar, em horários em que está escuro, evite ficar sozinho em pontos de ônibus. Nos metrôs e trens urbanos, evite andar em vagões vazios. Se estiver de carro, nunca dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos em horas avançadas. Em cruzamentos ou semáforos, mantenha a primeira marcha engatada e fique alerta à aproximação de estranhos.

* Se trabalhar como vigia noturno, procure combinar com vigias de locais vizinhos para que estejam atentos uns aos outros e fixe listas com telefones de emergência em pontos estratégicos para saber a quem alertar caso verifique algo incomum ou suspeito. Só abra portas ou portões para pessoas conhecidas ou que se identificarem.

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