Body Systems® – uma alternativa para entrar em forma

“Vêm chegando o verão…” com o início da letra dessa música, interpretada por Marina Lima começo a escrever algo sobre como entrar em forma nesse verão. Claro que essa “febre” de corpo “malhado”, “sarado”, todo verão nos faz uma visita, tentando dizer para você entrar em forma; afinal, como você vai mostrar seu corpinho nas férias quando estiver na praia!
Esta história de corpo bonito só no verão, precisa ser esclarecida. Em outras oportunidades já escrevi sobre os benefícios da atividade física controlada e prescrita, mas quando chega o verão as pessoas me perguntam sempre: Qual a melhor atividade, qual o melhor exercício, qual a melhor forma de deixar o corpo em dia para o verão? A receita é uma só; alimentar-se corretamente e fazer exercícios corretos e controlados.
Eu poderia escrever aqui que a caminhada é a atividade mais segura, ou que a hidroginástica é mais benéfica e etc., mas sabemos que para cada pessoa existe uma forma de se ter o melhor benefício dos exercícios. A melhor atividade vai ser aquela em que você se adapta melhor, seja corrida, ciclismo, caminhada, hidroginástica, natação, musculação, enfim qualquer esporte sob a forma não competitiva lhe trará benefícios.
O importante combinar a parte aeróbica e com o fortalecimento dos músculos e não esquecer que isso é para qualquer estação do ano.
Atualmente, as academias oferecem milhares de atividades para os alunos não ficar entediado e ter o maior ânimo de malhar. As coisas mais básicas são os aparelhos de musculação, as esteiras, bicicletas e outros. Mas para os que gostam de um agito a mais e de muita gente animando o ambiente, o melhor a fazer é freqüentar as aulas. Um dos programas que faz o maior sucesso em todo o Brasil, criado pelo australiano o Professor Lês Mills é o Body Systems®,que engloba diversos tipos de aula aeróbica e de musculação. As mais famosas são as aulas de body pump®, body jump®, body step®, RPM®, body attack® e body combat®, além de outros programas. Outras atividades que os fãs de academia adoram são o spinning, as ginásticas localizadas e alongamento. Para quem está totalmente por fora, vale dar uma conferida nestes nomes tão complicados (http://www.bodysystems.net/frm_prin.htm).
Cada uma destas aulas é constituída por um programa com músicas selecionadas e movimentos coreografados. Os professores participam de workshops da Body Systems® a cada três meses para reciclar os conhecimentos e aprender novos programas e coreografias.
O body pump® é uma aula de musculação. O aluno usa alteres. Trabalha mais a parte superior. Mas sempre tem umas duas músicas que atuam nas pernas. O body jump® é feito em cima daquela cama elástica. A pessoa fica aproximadamente meia hora à uma hora pulando. Ótimo para fortalecer as pernas. Sem falar no gasto calórico.
O body step® é aeróbico também, as coreografias são realizadas em cima de um step. Como o movimento de subida e descida é constante, as panturrilhas (“batatas da perna”) ficam perfeitas com o tempo. O RPM® e o spinning são aulas de bike indoor, ou seja, bicicleta dentro de uma sala. A diferença é que no RPM® a aula é pré-coreografada pela Body Systems® e no spinning é o professor quem monta a aula e escolhe as músicas.
O body attack® é como se fosse uma aula de aeróbica de antigamente. Bem dançante. Não há como não suar. O body combat® é baseado em movimentos de artes marciais, tae-kwon-do e boxe. É bem puxado e queima muita caloria. Existe também o body balance® que poucas academias oferecem. É um tipo de alongamento, misturando técnicas de yoga, tai-chi-chuan e pilates. Em todas estas aulas a garrafinha de água ou isotônico deve estar sempre por perto.
Outro detalhe importantíssimo é a preparação antes de começar qualquer atividade. Nunca se esqueça de alongar e aquecer um pouco antes. E depois sempre faça um alongamento. Quando se tem essa consciência, se consegue evitar lesões.

Boa malhação!!

Por: Prof. Flavio Piloto Cirillo, MSc.
Coordenador do Curso de Graduação e Pós-graduação em Educação Física do  Unisalesiano, Mestre em Anatomia Humana pela USP – SP, especialista em Treinamento Desportivo e Diretor de esportes da SEMCLATUR – Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo de Lins

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.